Dois Irmãos, de Milton Hatoum
- Felipe Reimberg Berlofa
- 21 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

“Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou [...]"
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Editora: Companhia das Letras
É curioso como algumas obras podem nos fazer sentir um fascínio por suas personagens. Mesmo que elogiemos a trama, algumas personagens transpassam esse linear e acabam se tornando mais memoráveis em nós. Pelo menos foi o que senti e carregarei desta obra.
"Dois irmãos", escrito por Milton Hatoum, é um romance que conta a história de uma família libanesa residente na cidade de Manaus, e acompanharemos as relações e lutas internas que perpassam pelos seus membros.
Um dos pontos interessantes da obra é sua narração. Ela é narrada por um personagem que só conheceremos por completo ao final do livro. Mas é a partir de sua visão, que vamos conhecer as dinâmicas e história desta família.
E é nessa narração que conheceremos os irmãos gêmeos Yaqub e Omar e sua relação marcada por conflitos, inveja e ressentimento. O conflito dos irmãos desencadeia episódios que têm consequências para toda a família, seu presente e futuro na trama. E foi isso que mais me conquistou na obra: como a profundidade das personagens conduz a trama.
Além da trama familiar, o livro retrata a cidade de Manaus em diferentes momentos da história do Brasil, desde os anos 1920 até a década de 1980, destacando a presença da comunidade árabe e a transformação da cidade em um centro industrial.
Milton Hatoum constrói uma narrativa densa e poética, explorando os temas da identidade, da solidão, da culpa e da redenção. "Dois Irmãos" é uma obra intensa e emocionante que retrata a complexidade das relações familiares e a luta entre a razão e a emoção.
Comments