top of page

Ficções, de Jorge Luis Borges



"Sentiu que, se ele, então, tivesse podido escolher ou sonhar sua morte, esta seria a morte que teria escolhido ou sonhado"


Nota: ⭐⭐⭐⭐

Editora: Companhia das Letras


Minha primeira experiência de leitura de Ficções é equivalente a um grande passeio em um labirinto. Borges pega em nossas mãos e nos conduz a contos que, a priori, parecem querer dizer uma coisa, quando na verdade, o que está por trás é tão revelador quanto!


A obra que aclamou o autor argentino ao redor do mundo é composta por dois livros de contos: "o jardim das veredas que se bifurcam" e "artifícios", ambos escritos na década de 1940. E o que mais impressiona é a maneira como todos os 16 contos presentes na obra se conectam. Essa conexão pode ser singela como uma única palavra presente em todos os contos, como pode ser presente em metalinguagens muito bem criadas para entendermos o que seus contos querem nos dizer. E se eu pudesse definir palavras-chave para definir a obra, elas seriam: assombroso, espelho e labirinto. De certa forma, todas essas palavras e seus significantes estão presentes na obra como um todo.


Assim, Borges é um mestre em criar histórias curtas e incisivas. Basta pouco para deixar nós leitores instigados e presos a suas histórias. E dentro desta perspectiva, Borges nos leva através de seu mundo, criando escritores, filósofos, livros, autores, labirintos, jardins e até universos inteiros para trazer temas como filosofia, misticismo, eternidade, tempo e até ingenuidade de seus leitores.


Seu universo particular não é uma leitura fácil. Em vários dos contos tive que ler com mais atenção, captar mais detalhes. Mas todo a paciência é recompensada com contos fantásticos, que valem a pena!


Meu destaque vai para os contos "O Sul" (simplesmente se tornou meu conto favorito em relação a sua perfeição narrativa!); "Ruínas Circulares", "O milagre secreto" e "O jardim das veredas que se bifurcam". Mas facilmente todos os seus contos se destacam positivamente.


Ler Ficções é entrar em um quebra-cabeça, em uma jornada por um labirinto, em um confronto com nosso próprio duplo. Mas que ao se entregarmos as suas histórias, saímos recompensados com contos incríveis que dificilmente sairão tão cedo da mente de quem os lê.

Comments


  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • icon-skoob-white

©2020 por Berlofa Book Club Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page