top of page

Formas de Voltar para Casa, de Alejandro Zambra



"[...] Mas não é amor o que nos une. Ou é amor, mas amor à lembrança. O que nos une é o desejo de recuperar as cenas dos personagens secundários. Cenas razoavelmente descartadas, desnecessárias, que no entanto, colecionamos sem cessar."

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Editora: Tusquets Editora


"Formas de Voltar Para Casa" é um romance do escritor chileno Alejandro Zambra, publicado em 2011. A história é contada a partir do ponto de vista de um narrador anônimo, que começa a recordar sua infância durante a ditadura militar no Chile.

O romance é dividido em duas partes: a primeira parte, ambientada na década de 1980, acompanha a história do narrador quando criança e seu envolvimento com um grupo de amigos que vivem em um bairro de classe média em Santiago.


A segunda parte se passa nos dias atuais e acompanha o narrador já adulto, enquanto ele tenta escrever um romance sobre suas memórias de infância.

Zambra utiliza uma linguagem poética e envolvente, que convida o leitor a refletir sobre a importância da memória e das histórias pessoais em um contexto de violência política e social. O romance é profundamente evocativo, tanto do ponto de vista histórico quanto emocional. O autor utiliza habilmente a perspectiva do narrador para criar um contraste entre o passado e o presente, sugerindo que o trauma da ditadura ainda é uma força presente na vida dos chilenos.


O livro aborda temas importantes, como a ditadura militar, a identidade cultural, a memória e a construção da narrativa. Zambra apresenta personagens complexos e cheios de nuances, e a história é envolvente e cativante. A narrativa é bem construída e flui de forma natural, tornando a leitura uma experiência agradável e edificante.


E apesar de carregarem semelhanças e diferenças em seus contextos históricos, é inevitável não fazer comparações sobre a ditadura vivida no Chile e a vivida no Brasil. Ambas as ditaduras deixaram cicatrizes profundas na sociedade e na cultura dos países, que ainda são sentidas até hoje. Alejandro Zambra oferece um relato poderoso da experiência de crescer neste tempo e como a memória pode ser uma forma de resistência e de construção de uma identidade individual e coletiva em um contexto histórico adverso.


Em suma, "Formas de Voltar Para Casa" é uma leitura recomendada para quem se interessa por literatura latino-americana, para quem gostaria de recuperar o ritmo de leitura e ler um livro curto mais com mensagens poderosas. E confesso que fiquei curioso para ler as outras obras de Zambra!

Comments


  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • icon-skoob-white

©2020 por Berlofa Book Club Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page