Primeiro Amor, de Ivan Turguêniev
- Felipe Reimberg Berlofa
- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

"Os versos soarem em minha alma. Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: só eu vivo - cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve..."
Nota: ⭐⭐⭐
Editora: Penguin-Companhia
Atire a primeira pedra quem nunca viveu um primeiro amor. E com essa premissa que Ivan Turguêniev nos conta a história de Vladímir Petróvitch, filho único de uma família tradicional que ao se encontrar com sua jovem vizinha Zinaida, se apaixonará de maneira arrebatadora.
Mas nem tudo são flores. Quanto mais eles se aproximam, mais ficará claro que não é Vladímir que esta no controle da situação. Disposto a fazer de tudo para ter o ser amor correspondido, nosso personagem terá que aprender rapidamente quais são as regras, quais são os oponentes e quais são as formas e desenlaces deste jogo de sedução.
Primeiro amor é uma história sobre inocência, paixão e juventude. Temos ao longo da obra os sentimentos de nosso personagem central testados a cada diálogo. Vivemos (ou relembramos) com Vladímir os sentimentos intensos de uma primeira paixão, desde a euforia a melancolia.
Assim, é notável como Ivan consegue nos transmitir tanto sobre a juventude em sua narrativa. O autor consegue destrinchar os principais momentos, trazer a luz a inocência e a imaturidade emocional que esta fase da vida nos faz sentir.
Gostei da obra e fiquei com mais curiosidade para ler mais as obras de Turguêniev e outros autores russos.
Comments