Um Teto todo Seu, de Virginia Woolf
- Felipe Reimberg Berlofa
- 12 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jan.

(…) uma mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu, um espaço próprio, se quiser escrever ficção.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Edição: Antofágica
Desde de que conheci Virginia Woolf seu estilo de escrita sempre me surpreendeu em suas obras de ficção. Dessa vez é um pouco diferente, estamos diante de um de seus ensaios mais famosos e que foi um marco da literatura feminista clássica, e mais uma vez ela não decepcionou!
Publicado em 1928, "Um teto todo seu" foi formulado após a leitura de dois artigos lidos em Newnham College e Girton College que Virginia realizou nessas duas faculdades femininas de Cambridge. Nesse período, a sociedade feminina inglesa estava passando por diversas mudanças sociais e políticas importantes, já que até o final do século XIX, "as mulheres foram privadas do acesso à educação, de liberdade de expressão e de meios financeiros, ocupadas que estavam parindo a humanidade e confinadas à esfera doméstica e aos cuidados ao filhos" (MESQUITA, 2022, p. 218)
Esse ensaio de Virginia veio trazer essa reflexão sobre o papel da mulher na literatura. Ela discorrerá em como essas mulheres foram por muito tempo silenciadas, em como seus trabalhos foram menosprezados. Em seu exemplo mais icônico, ela traz o seu estilo narrativo para trazer a pergunta: e se Shakespeare tivesse uma irmã dotada dos mesmos dons, será que ela seria tão reconhecida ?
Em um texto diferente onde ela traz metáforas e contesta as estruturas tradicionais do conteúdo e a premissa da forma de um ensaio, Virignia irá justamente trazer contradições de como na ficção (escrita por homens) a mulher "foi uma pessoa de maior importância, explêndida, heroica (p,91) e na vida real, " ela era trancada, espancada e jogada de um lado para o outro em seu quarto" (p.91).
"Um teto todo seu" traz inúmeras discussões sobre literatura, mulheres e sobre sociedade como um todo. De um jeito diferente do tradicional, faz com que a obra tenha se tornado um ensaio clássico e relevante para a pesquisa acadêmica e "abrir os olhos" das pessoas a respeito de pautas importantes. Uma leitura muito interessante e um clássico necessário para se ter na estante!
Bibliografia
MESQUITA, Ana Carolina. Um teto, um quarto, um canto só seu. In: WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Antófágica, 2022. p. 218-224.
Comments