top of page

A Natureza da Mordida, de Carla Madeira






"Por mais  que nós dois quiséssemos, não seria bom. É ilusão achar que o amor suporta qualquer quantidade de caos".


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Editora: Record


Aqui estou, três dias após ter mergulhado nas páginas de "Véspera", imerso agora em outra obra arrebatadora de Carla Madeira. Confesso que minha ansiedade para adentrar na prosa dessa autora foi descomunal, e devo dizer que não me decepcionei. "A Natureza da Mordida", seu segundo livro, constrói uma trama psicológica envolvente que me proporcionou uma das semanas mais reflexivas que já vivenciei.


Dessa vez, a história não começa de maneira abrupta, mas sim em um encontro ao acaso. Somos apresentados à jovem Olívia e à idosa Biá, e uma pergunta introspectiva nos é lançada: "O que você não tem mais que te entristece tanto?" A partir desse encontro, presenciamos o surgimento de uma amizade incomum, que nos leva a refletir sobre como pessoas tão diferentes podem experimentar sentimentos tão semelhantes, desde o amor até a dor, e até mesmo o "ador".


A prosa poética da autora faz com que esse encontro geracional seja um verdadeiro alento, protagonizando páginas repletas de reflexões, com frases que nos fazem querer grifar o livro por completo. A escrita fluída de Carla Madeira nos permite conectar profundamente com as personagens e suas tramas, despertando em nós o desejo insaciável de conhecer ainda mais suas histórias e desvendar o cerne desses sentimentos tão habilmente escritos pela autora.


É interessante destacar também como Carla Madeira aborda temas diferentes e, ao mesmo tempo, semelhantes em suas obras. Em "A Natureza da Mordida", somos levados a refletir sobre a ironia da vida, a banalidade e a imprevisibilidade que não controlamos e que nos moldam de maneira inconsciente.


Um dos elementos mais fascinantes para mim foi, sem dúvida, a profusão de referências literárias que Biá traz consigo, tornando a obra imersiva e demonstrando o poder de reflexão que as obras podem exercer sobre nós.  


Saio dessa semana de leitura revigorado e imerso em reflexões. É difícil escolher uma obra favorita da autora, pois todas elas têm o poder de nos envolver em profundas reflexões. No entanto, é mais do que recomendado que, ao longo da vida, cada um de nós encontre o seu próprio encontro com uma das obras de Carla Madeira.

Comments


  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • icon-skoob-white

©2020 por Berlofa Book Club Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page