top of page

O Nariz, de Nikolai Gógol


Por mais que digam, incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem.

Nota: ⭐️⭐️⭐️

Editora: Antofágica


Voltar a ler os russos é sempre muito prazeroso. E para ter uma leitura de descanso antes de voltar para as outras sagas, escolhi essa pequena edição da Antofágica para isso.


Publicado originalmente em 1836, O Nariz é um dos contos mais emblemáticos de Nikolai Gógol. A narrativa segue o major Kovaliov, um assessor do colegiado, que acorda certo dia e percebe que perdeu o nariz. O espanto se transforma em absurdo quando descobre que seu nariz não apenas desapareceu, mas assumiu vida própria, passando a ocupar um cargo mais alto que o seu na hierarquia burocrática da Rússia imperial.


A leitura de O Nariz é divertida, principalmente pela maneira como Gógol conduz a narrativa. O autor descreve os fatos de maneira natural e objetiva, tornando o absurdo algo cotidiano. Durante boa parte do conto, o leitor se acostuma com a premissa inusitada e só percebe a completa irracionalidade da situação quando um evento ainda mais ilógico ocorre. Esses momentos garantem boas risadas, ao mesmo tempo em que revelam uma crítica ácida ao funcionalismo público russo e à sociedade de aparências da época.


A edição da Antofágica, com notas de rodapé fundamentais para a compreensão do conto, contribui para uma leitura mais aprofundada. A tradução de Lucas Simone é precisa e as ilustrações de Luciano Steinmetz complementam o tom grotesco e irônico da narrativa.


Outro ponto forte dessa edição são as análises dos textos de apoio trazidas por Raquel Toledo e Inti Queiroz, que oferecem uma abordagem teórica enriquecedora para entender as nuances do conto. Aspectos como a metonímia e a carnavalização são discutidos, explorando a subversão da identidade, a questão do duplo, muito debatida pelos russos, e as críticas sociais presentes na obra.


Foi meu primeiro contato com Gógol, e a experiência foi interessante. Seu estilo único e sua capacidade de mesclar comédia e crítica social fazem de O Nariz uma excelente escolha para quem deseja conhecer as obras dos russos. Recomendo como uma boa leitura para criar ritmo de leitura.


Comments


  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • icon-skoob-white

©2020 por Berlofa Book Club Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page